terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Manifesto 3D reúne mais de 5 mil subscrições e propõe a BE e LIVRE candidatura convergente às Europeias


Os promotores iniciais do manifesto 3D reuniram, pela primeira vez, no dia 5 de Janeiro para eleger a comissão coordenadora que dará continuidade aos esforços iniciados com a divulgação do “Manifesto pela Dignidade, pela Democracia e pelo Desenvolvimento: Defender Portugal” e que, em apenas três semanas, já recolheu mais de cinco mil subscrições.

Por decisão tomada pelos promotores do manifesto, a comissão coordenadora eleita formalizará esta semana uma proposta dirigida à direcção do Bloco de Esquerda, à Comissão Instaladora do LIVRE e à Direcção da Associação Renovação Comunista para a constituição de uma candidatura convergente e mobilizadora às eleições europeias.

Esta candidatura deve ir muito além dos partidos e movimentos referidos. Deve estar aberta a todos os cidadãos, movimentos e organizações políticas e sociais que se revejam nos seus propósitos e que queiram defender em Bruxelas uma inflexão da política europeia que se traduza no abandono das políticas de austeridade e na adopção de políticas solidárias e de apoio ao desenvolvimento à escala europeia. Uma candidatura que contrarie a actual orientação da União Europeia, que tem vindo a transformar-se em troika permanente, num espaço não-democrático, baseado na relação desigual entre ricos e pobres, credores e devedores, mandantes e mandados.

Por parte do Manifesto 3D, existe total abertura para encontrar a solução que mais favoreça uma candidatura convergente o mais ampla possível. O seu propósito é promover convergência tendo em vista dar resposta aos problemas do país e não acrescentar mais divisão entre aqueles que se opõem à estratégia da troika e da actual governação.

Esta candidatura às eleições europeias pretende apenas ser o primeiro passo para a construção de um projecto de governação alternativo à estratégia da troika e da actual maioria. A construção dessa alternativa deve tirar partido dos esforços já desenvolvidos e possibilitar a elaboração de uma base de programa de governação, tendo em vista as próximas eleições legislativas.

O Manifesto 3D realizará a primeira assembleia nacional de subscritores no início de Fevereiro.

A Comissão Coordenadora,

António Avelãs, Daniel Oliveira, Eduardo Pinto Pereira, Guadalupe Simões, Henrique Sousa, Isabel do Carmo, João Almeida, José Castro Caldas, José Reis, José Vítor Malheiros, Manuel Coelho, Ricardo Paes Mamede e Rui Feijó

[Nota enviada à imprensa a 7 de Janeiro de 2014]

Sem comentários: